Rodovias sob pressão
Número de caminhões e excesso de peso estragam as pistas,
provocando buracos e rachaduras
As pistas são compostas de diversas camadas, a do asfalto é a mais superficial
2ª Camada asfáltica
4,5 cm
1ª Camada asfáltica
4,5 cm
Camada de base
20 cm (cimento)
Camada de sub-base
20 cm (aterro)
As camadas são feitas para agir em conjunto, dando suporte umas às outras
O asfalto hoje é projetado
para durar 10 anos
Quando a carga ultrapassa repetidamente o peso médio por eixo, o asfalto se deforma de modo permanente formando "trilhos" na estrada, rachaduras e buracos
O cálculo baseia-se em um peso médio de 8,2 toneladas por eixo. Nesse cenário, o asfalto se deforma com a passagem do caminhão, mas volta à forma original em seguida
Trilhos
Infografia | Marcelo Franco
Rodovias sob pressão
Número de caminhões e excesso
de peso estragam as pistas,
provocando buracos e rachaduras
As pistas são compostas de diversas
camadas, a do asfalto é a
mais superficial
Camada de sub-base
20 cm (aterro)
Camada de base
20 cm (cimento)
1ª Camada asfáltica
4,5 cm
2ª Camada asfáltica
4,5 cm
As camadas são feitas para agir em conjunto, dando suporte umas às outras
O asfalto hoje é projetado
para durar 10 anos
O cálculo baseia-se em um peso médio de 8,2 toneladas por eixo. Nesse cenário, o asfalto se deforma com a passagem do caminhão, mas volta à forma original em seguida
Quando a carga ultrapassa repetidamente o peso médio por eixo, o asfalto se deforma de modo permanente formando "trilhos" na estrada, rachaduras e buracos
Trilhos
Infografia | Marcelo Franco