Rodovias sob pressão

Número de caminhões e excesso de peso estragam as pistas,

provocando buracos e rachaduras

As pistas são compostas de diversas camadas, a do asfalto é a mais superficial

2ª Camada asfáltica

4,5 cm

1ª Camada asfáltica

4,5 cm

Camada de base

20 cm (cimento)

Camada de sub-base

20 cm (aterro)

As camadas são feitas para agir em conjunto, dando suporte umas às outras

O asfalto hoje é projetado

para durar 10 anos

Quando a carga ultrapassa repetidamente o peso médio por eixo, o asfalto se deforma de modo permanente formando "trilhos" na estrada, rachaduras e buracos

O cálculo baseia-se em um peso médio de 8,2 toneladas por eixo. Nesse cenário, o asfalto se deforma com a passagem do caminhão, mas volta à forma original em seguida

Trilhos

Infografia | Marcelo Franco

Rodovias sob pressão

Número de caminhões e excesso

de peso estragam as pistas,

provocando buracos e rachaduras

As pistas são compostas de diversas

camadas, a do asfalto é a

mais superficial

Camada de sub-base

20 cm (aterro)

Camada de base

20 cm (cimento)

1ª Camada asfáltica

4,5 cm

2ª Camada asfáltica

4,5 cm

As camadas são feitas para agir em conjunto, dando suporte umas às outras

O asfalto hoje é projetado

para durar 10 anos

O cálculo baseia-se em um peso médio de 8,2 toneladas por eixo. Nesse cenário, o asfalto se deforma com a passagem do caminhão, mas volta à forma original em seguida

Quando a carga ultrapassa repetidamente o peso médio por eixo, o asfalto se deforma de modo permanente formando "trilhos" na estrada, rachaduras e buracos

Trilhos

Infografia | Marcelo Franco